CPF: 2ª via, Imprimir CPF segunda via, Consulta - Tira-dúvidas

Perguntas e respostas sobre o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. Dúvidas relacionadas a impressão do documento, emissão de segunda via e outros procedimentos.

» Página Inicial

O significa CPF e qual sua principal finalidade?

Sua sigla significa Cadastro de Pessoas Físicas e é um cadastro que todas as pessoas precisam ter na base de dados da Receita Federal do Brasil. Desse cadastro é gerado um número que a pessoa usará por toda a vida para identificação perante o órgão e também na sociedade de uma maneira geral, já quem boa parte das empresas também o utilizam.

Como emitir o CPF pela primeira vez?

Uma criança pode fazer o CPF?

Sim. Não há restrição quanto a idade, isto inclui crianças de qualquer idade, inclusive aquelas recém-nascidas.

Como emitir a 2ª via do CPF?

Não existe necessariamente uma segunda via do CPF, uma vez que ele é apenas um número e portanto basta usar o número. Antigamente a Receita gerava um cartão plastificado, inclusive com o número, mas agora não tem mais. Veja se as situações abaixo ajudam neste sentido:

Se você estiver fazendo a solicitação do documento, faça o cadastro neste link e siga as instruções da Receita Federal a partir dali. Se você já tiver o CPF, poderá consultar a situação dele aqui.

Como faço para imprimir o cartão para usar na carteira?

A Receita Federal não emite mais o cartão tradicional plastificado do documento, mas permite que você faça a impressão do mesmo pela internet. A impressão pode ser feita através de uma das opções descritas neste link.

Posso tirar uma 2ª via para trocar o número do CPF?

Não. Troca do número do CPF não pode ser feita. A ideia de segunda via só existe como recuperação do número existente, mas nunca para a emissão de um segundo número. Do nascimento até o fim da vida, o número do CPF é único para cada pessoa.

É possível uma pessoa fazer duas inscrições?

Como explicado acima, não é possível. Parece que há casos de multiplicidade, se isto for comprovado a Receita poderá cancelar o número e fazer uma nova emissão, mas são casos raros e apenas com a finalidade de resolver este problema.

Como faço para consultar se um CPF é válido ou sua situação na Receita Federal?

Você pode fazer a consulta do documento pelo site da Receita Federal através do endereço: https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/ConsultaPublica.asp

Dá para saber se estou devendo alguma coisa pelo nº do CPF?

Há duas respostas a esta pergunta. Se você quiser saber se há pendências com seu CPF na receita Federal, como a falta de entrega de declaração de imposto de renda, dívidas fiscais e outras, a resposta é sim. Basta fazer uma consulta na Receita.

Caso o interesse seja descobrir se há pendências financeiras junto a outros órgãos ou empresas privadas, neste caso o caminho é procurar uma empresa de proteção ao crédito como o Serasa ou SPC. Geralmente as empresas credoras usam o CPF para identificar o credor.

Onde encontrar mais informações a respeito do documento?

O site da Receita Federal mantem uma seção de perguntas e respostas bastante amplas sobre o documento e creio que todas as dúvidas a respeito dele podem ser tiradas lá. O endereço da página é: https://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/perguntas-frequentes


 
Veja também: