Como imprimir CPF, segunda via, busca e impressão

Veja como proceder para imprimir o seu CPF, como obter uma segunda via do documento, e como realizar uma busca e impressão deste popular documento.

» Página Inicial


O cadastro de pessoa física é um documento que todo o brasileiro deve ter, ele é emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. O banco de dados com que armazena informações referentes ao CPF é gerenciado pela Receita Federal do Brasil.

O CPF serve para identificar a pessoa física na Receita Federal para fins tributários. Este documento pode ser emitido no Banco do Brasil, nas agências dos Correios, nas agências da Caixa Econômica Federal.

A emissão do CPF não é gratuita, a emissão é concedida mediante o pagamento de uma pequena taxa.

Qualquer pessoa pode ter um CPF, não importando a idade. Para emitir o CPF é necessário tem um documento com foto e comprovante de endereço, para os recém nascidos é importante à certidão de nascimento, comprovante de endereço, e documento de identidade dos pais.

O CPF é um documento obrigatório para todos os brasileiros natos ou naturalizados.

Para estrangeiros emitirem o CPF não é obrigatória a comprovação de filiação.

Vale lembrar também que caso a segunda via do CPF seja solicitado por terceiros os documentos necessários são: identidade do solicitante, procuração com firma reconhecida, documentos que comprovem a inscrição no CPF anteriormente.

Como imprimir

Quando você faz a solicitação do CPF o mesmo pode ser acompanhado pelo site da Secretaria da Receita Federal do Brasil, link para impressão através do https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp.

Você também pode fazer a impressão diretamente pelos correios, para isso é necessário levar seu documento de identidade.

Antigamente, era realizado o pedido de emissão do CPF e o mesmo vinha impresso em um cartão de plástico azul, que era bem parecido a um cartão de débito.

Hoje em dia devido aos custos elevados para emissão do mesmo e por ele ser facilmente perdido pelas pessoas, foi decidido não mais produzir o CPF dessa forma.

Atualmente o CPF pode ser impresso em uma folha simples pelo requerente através do site da Receita Federal e para que o papel dure a própria pessoa pode decidir plastificá-lo.

Com o nº do CPF em mão, impresso no papel, você pode realizar qualquer coisa que seja necessário que se apresente tal documento, pois o mesmo é verificado de forma online se é válido ou não.

Segunda Via

Para as pessoas que necessitem emitir a segunda via do documento o mesmo pode ser realizado através do site da Receita Federal no link: https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf.

Para solicitação de segunda via do CPF, é necessário que seja solicitado em uma agência do Banco do Brasil, agência dos Correios e pagar uma taxa em torno de R$5,50.

Os documentos necessários são: Documento de identidade, documento que sirva para comprovar seu cadastro no CPF anteriormente e o título de eleitor.

É importante saber que mesmo perdendo o CPF, ou o mesmo ter sido extraviado, o número do CPF, da segunda via, será mantido o mesmo. Cada cidadão só pode ter 1 número de CPF e este número é imutável.

Uma vez perdido o CPF este mesmo número pode ser conseguido através de outros documentos que você já tenha, ou carteira de identidade, carteira de motorista, talões de cheque e derivados.

Busca pelo CPF

Após solicitar a emissão do CPF acesse o link:  https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp e faça a impressão do seu CPF.

Há outras formas no site da Receita Federal que você pode realizar a impressão do CPF, acesse https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf.

No link acima você encontra a opção de impressão simplificada, atendimento virtual e-CAC e a opção de impressão por Código de atendimento.

Impressão do CPF

As novas solicitações do CPF são realizadas da forma como sempre foi, mas o recebimento do mesmo é através de uma folha impressa, isso foi o que mudou.

O CPF pode ser pedido pela internet através do site de forma gratuita https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atcta/cpf/inscricaopublica/inscricao.asp.

Ao acessa o link acima você deve cadastrar seus dados de identificação e Endereço e clicar em enviar, caso não falte dados será gerado um número de inscrição no CPF e comprovante.

É importante imprimir o comprovante, pois você irá precisar dele, plastifique-o este será o seu CPF. Caso seja necessário corrigir algum dado do CPF isso será feito pessoalmente em uma agência da Caixa, Banco do Brasil ou agências dos Correios.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade