Como desentupir o nariz. Médico, gripes e resfriados

Perguntas e respostas sobre como desentupir o nariz. Qual o médico ideal para procurar nesses casos? O nariz fica entupido só quando estamos gripados ou resfriados? Lavar o nariz ajuda a desentupir?

» Página Inicial

O nariz fica entupido só quando estamos gripados ou resfriados?

Não. O nariz das pessoas ou animais podem ficar entupidos por diversos motivos diferentes. A gripe e o resfriado são apenas dois motivos deles. O nariz pode ficar entupido por causa de alergias a pelos, perfumes, pode ficar entupido por causa do tempo seco e uma enfermidade chamada de sinusite também pode causar problemas com nariz entupido.

Deixar o ar úmido ajuda a desentupir o nariz?

Sim. O ar quente e úmido pode ajudar a abrir as cavidades do nariz, fazendo com que o ar passe com mais facilidade. Um banho bem quente, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Bem como o uso de aparelhos umidificadores. Se você tiver um desses por perto, não se esqueça de fazer a limpeza regular, de acordo com as indicações do fabricante. O bom é deixar o aparelho ligado durante a noite no quarto em que se está dormindo. Principalmente nos dias mais quentes e secos.

Lavar o nariz ajuda a desentupir?

Sim. Mas o nariz não deve ser lavado com água da torneira. Lave sempre o nariz com soto fisiológico ou água destilada.

Devo procurar um médico para desentupir meu nariz?

Depende. Geralmente o nariz entupido não é uma causa grave que necessite da ajuda de um médico. Mas em alguns casos específicos, como tentar todas as maneiras e continuar com o nariz entupido, precisa-se sim procurar um médico para que ele possa lhe passar algum remédio ou vasoconstritores nasais.

O que são vasoconstritores nasais?

Vasoconstritores nasais é um tipo de medicamento vendido em farmácias que ajudam a desentupir o nariz. Geralmente ele é um líquido transparente que é colocado com um conta gotas dentro do nariz. Deve-se aplicar dos dois lados do nariz e aguardar alguns segundos.

Posso usar vasoconstritores nasais frequentemente?

Não. Quando o efeito passa, o nariz acaba entupindo ainda mais. Estes medicamentos podem ser usados durante uma gripe, mas durante no máximo uma semana”, alerta. Se usados por mais tempo que isso, podem acabar causando o que é chamado “rinite medicamentosa”, e o nariz vai ficando cada vez pior.

Por isso é importantíssimo não usar esses medicamentos a qualquer instante e sim só quando houver real necessidade.

Qual o médico ideal para procurar nesses casos?

Se o nariz entupido não for causado por gripes, resfriados e já se tentou de todos os métodos, o ideal é procurar um clínico geral ou um otorrinolaringologista que é o especialista por essa área.


 
Veja também: