Cariograma ou idiograma. Fotos e definição


As células presentes em um organismo possuem um conjunto de cromossomos chamado de cariótipo. A identificação, diferenciação e classificação deles levam em conta o tamanho e a localização do centrômero. Essa parte está intermediária aos braços, que podem ser simétricos ou assimétricos, curtos ou longos.

Para compreender características simples do cromossomo, como a localização do centrômero, o tamanho dos braços e bandeamentos, é usado um esquema chamado idiograma. Ele, por sua vez, é representado no cariograma.

Representação do cariótipo

Um cariograma é uma imagem dos cromossomos usada para representar o cariótipo. Ele possibilita que informações substanciais sejam analisadas. Isso é útil para o estabelecimento das conexões entre as espécies em relação à organização dos cromossomos.

Nos esquemas utilizam-se colorações diferentes. Também são aplicadas metodologias que ajudam na identificação das “bandas” nos cromossomos. Os conjuntos de “bandamentos” são usados na diferenciação dos cromossomos homólogos e homeólogos. Além disso, possibilitam a caracterização dos polimorfismos ou das relações de parentesco entre espécies próximas. Dessa forma é possível distinguir os rearranjos cromossômicos que eventualmente estão presentes.

A imagem do cariograma permite um estudo do cariótipo dos seres vivos (células diploides). Há casos em que os cromossomos não estão dispostos em pares. É o que acontece com os seres poliploides, nos quais eles são copiados mais de uma vez.

Os cromossomos atingem o máximo de condensação quando passam pela metáfase. Nessa etapa, o processo de divisão celular é interrompido se o objetivo for determinar e visualizar o cariótipo. A partir disso é possível quantificar o número dos cromossomos da espécie.

Veja aqui diversas imagens da representação do cariograma.

Seres humanos

Em um ser humano uma célula diploide possui um cariótipo com 46 cromossomos. O último par é o que define o gênero macho ou fêmea, ou seja, homem ou mulher. Esse par chama alossômico, XX ou XY. Eles diferem dos outros 22 pares, que são AA, e denominados autossômicos. Esses têm a tarefa de decodificar as outras características da espécie humana.

Em um cariograma podemos ter a representação dos cromossomos presentes nas células humanas. Na imagem, eles são ordenados em pares de homólogos. Os cromossomos sexuais do homem variam, mas da mulher são idênticos.

Portanto, as representações de um cariótipo normal da espécie contêm:

  • 22AA + XY ou 46,XY (cariótipo masculino)
  • 22AA + XX ou 46,XX (cariótipo feminino)


Veja também:

 

2016   |   conteudo.inf.br   |   Política de privacidade