Bicicleta infantil. Modelos, idade mínima e máxima

Perguntas e respostas sobre bicicleta infantil. A partir de que idade elas podem ser utilizadas? Qual a idade máxima para utilizar uma bicicleta infantil? Há modelos para ambos os gêneros?

» Página Inicial

Existe bicicleta infantil?

Sim. Há muito tempo os modelos infantis são fabricados em diversas partes do mundo e são comercializadas até hoje, havendo diversos modelos, cores e adaptações necessárias, dos modelos mais simples aos mais detalhados e com acessórios.

Várias marcas comercializam as bicicletas infantis?

Sim. No Brasil, existem marcas bastante conhecidas como Caloi, Houston, Track & Bike e entre outras. A maioria das marcas, mais famosas, costuma disponibilizar bicicletas nos modelos infantis, além dos adultos. Para melhor conhecer, é preciso escolher uma marca de confiança e buscar por um modelo infantil, bem como verificar se possui selos de segurança e são regularizadas.

Quando as bicicletas infantis foram inventadas?

A bicicleta, de modo geral, surgiu em Paris, capital francesa, da década de 1800, tendo sido feita de diversas formas e evoluindo ao longo dos anos, o que mostra que as bicicletas infantis, apesar de não possuírem data certa de aparecimento, surgiram ao longo do tempo, assim como os velocípedes e triciclos.

A partir de que idade as bicicletas infantis podem ser utilizadas?

Existem bicicletas infantis de diversos tamanhos, podendo ser utilizadas a partir dos 3, ou 4 anos, não havendo idade correta para isso, mas também não podendo ser menos do que isso, pois crianças menores podem ter dificuldade no aprendizado do manuseio do objeto e podem machucar-se.

Qual a idade máxima para utilizar uma bicicleta infantil?

A idade máxima de utilização de uma bicicleta do tipo infantil ficará á critério dos pais e da própria criança, uma vez que os modelos infantis são menores e podem ficar desconfortáveis para a utilização. A partir dos 12 anos. Em média, os modelos maiores já podem ser utilizados pelos jovens e pré-adolescentes.

Qual a diferença de uma bicicleta infantil para uma adulta?

As bicicletas infantis possuem diversos modelos com desenhos e acessórios atrativos para as crianças, bem como tamanhos diferenciados e menores para a utilização do público infantil, além de permitir a instalação de rodinhas que auxiliem no equilíbrio para o aprendizado da criança. As bicicletas adultas são maiores e não possuem tantos desenhos e acessórios chamativos, mas também podem ser encontradas em diversos modelos atrativos, com pneus para diversos tipos de terrenos e para diferentes formas de utilização, como as usadas para corridas e trilhas.

Há bicicletas infantis para ambos os gêneros?

Sim. As bicicletas infantis são comercializadas tanto para meninos, quanto para meninas e possuem diversos modelos e cores, podendo ser encontradas com adesivos e ilustrações chamativas em cores como rosa, preto, amarelo, verde, vermelho e entre outras, com desenhos de heróis, princesas e afins.


 
Veja também: