Back, back-end, back office e backup

» Página Inicial


A palavra back é de origem inglesa é pode ter várias traduções em português, mas geralmente como o sentido de volta ou atrás. Mas a palavra é muito usada também em conjunto com outras palavras para formarem termos compostos bastante usuais no idioma inglês e de certa forma já incorporado em diversos idiomas, inclusive no português (Brasil).

Significados

Aplicações do termo

Como já explicado o termo back pode ser usado para formar termos compostos ou outras palavras para ser usado em aplicações específicas, como podemos ver nos casos abaixo:

Back-end

O termo back-end é usado em computação ou desenvolvido de software para indicar uma aplicação que fica no servidor e não no cliente. Atualmente a maioria das aplicações ou softwares tem dois lados, sendo o cliente-side (lado cliente) e o server-side (lado servidor). Os programas que ficam no server-side são também chamados de back-end, assim como os programadores que são especializados ou responsáveis por criar e manter esses programas.

Uma página de internet é um bom exemplo. Nela existe as tecnologias HTML, CSS e Javascript que dependem do navegador do usuário. Essas tecnologias são conhecidas como front-end. Já linguagens como PHP e ASP.NET, por exemplo, acessam banco de dados e realizam o trabalho pesado por trás de uma página. Neste caso eles são chamados de back-end.

Veja aqui imagens e ilustrações sobre back-end

Back office

O termo back office é usado nas empresas para fazer referência aos departamentos ou pessoas que trabalham em tarefas de suporte ou apoio a outras, geralmente com pouco ou nenhum contato com clientes ou atendimento em geral.

Quando você vai ao supermercado é comum encontrar os caixas, os repositores, gerente de atendimento e outras pessoas que trabalham ali. Mas por trás deles existem muitos outros que cuidam das compras, estoque, contabilidade, sistemas de informação, marketing, etc. Geralmente nesses casos são chamados de back office.

Aqui uma galeria de ilustrações de back office

Backup

Backup ou back up é um termo bastante popular também na computação e usado em português como cópia de segurança. É o nome de um procedimento que uma pessoa precisa fazer manualmente ou automaticamente através de um software específico para copiar um ou mais arquivos a fim de preservar uma cópia em caso de algum tipo de dano.

O backup é um procedimento de segurança e obrigatório nas empresas e organizações. Geralmente ele á aplicado ao banco de dados das organizações, bem como outros arquivos de uso em geral. No uso doméstico as pessoas já não têm tanto o hábito de fazer backup com regularidade, descuido esse que causa não poucas vezes, diversos problemas com perdas de arquivos importantes.

O procedimento de backup é tão importante que em muitas empresas a perda dos dados sem a existência do backup ou cópia de segurança poderia levar a empresa a falência. Um excelente exemplo são os bancos.

Galeria de imagens de backup


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade