Auditoria. O que é, tipos e o que faz um auditor

Perguntas e respostas sobre auditoria. Quais os tipos existem, qual é o trabalho de um auditor, qual a formação necessária, remuneração e porque é preciso fazer auditoria.

» Página Inicial


O que é auditoria?

É um processo que ocorre nas empresas e organizações e consiste em uma análise minuciosa visando identificar se as atividades ou os processos desenvolvidos por aquela organização está de acordo com o planejamento ou com a exigência legal. Basicamente a auditoria busca identificar se a organização está ou não em conformidade com aquilo que de direito foi estabelecido a ela.

Quais os tipos de auditoria existem?

A auditoria não é específica de uma área e portanto ela pode ocorrer em qualquer área, contudo, ela parece ser mais comum nas seguintes áreas:

Qual o trabalho de um auditor?

O auditor é o profissional responsável pela auditoria e a seu trabalho é voltado ao planejamento, ou seja, o que deverá ser analisado, depois a execução deste planejamento que é o trabalho de auditar ou analisar detalhadamente e finalmente elaborar relatórios que demonstram o resultado do trabalho.

Qual a formação necessária para ser um auditor?

Como explicado acima a auditoria não é algo específico e portanto não há uma formação superior específica para tal. Contudo como ela pode acontecer em todas as áreas, o auditor precisa ter a formação necessária na área em que deseja atuar. Por exemplo: Contador para auditoria contábil, Direito para auditoria trabalhista, Analista de sistemas para sistemas de informação, entre outros.

Paga-se bem ao profissional de auditoria?

Fiz uma pesquisa no site http://www.salarios.org.br/ da FIPE e encontrei os seguintes resultados de salários para alguns tipos de auditor. Veja a seguir:

Você poderá consultar outros tipos de auditores, bem como outras profissões ou cargos diretamente no site acima citado.

Por que é necessário fazer auditoria?

Empresas e organizações de maneira geral precisam de diretrizes para trabalhar. Essas diretrizes podem ser estabelecidas internamente pela própria companhia ou externamente como acontece com órgãos e empresas públicas. Com o tempo é necessário verificar se os processos e atividades estão de acordo com o planejado e portanto faz-se necessário este trabalho para evitar que a empresa ou a organização saia do caminho pré-estabelecido.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade