Anvisa. Regulação sanitária, programas e função

Perguntas e respostas sobre o que é a Anvisa e quais os programas criados por esta agência? Qual a função do Notivisa? Como é entendida a regulação sanitária, entre outras questões.

» Página Inicial

O que faz a Anvisa?

Anvisa significa Agencia Nacional de vigilância Sanitária, responsável por realizar fiscalização e apurações para encontrar irregularidades, para evitar os riscos que poderá causar na saúde da população, as ações são realizadas através de vários monitoramentos rotineiros e programa de qualidade do produto.

Qual a função do Notivisa?

O Notivisa é um Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária, que da a possibilidade de queixas técnicas sobre um produto, que é registrado e em seguida enviado para todos os órgãos públicos de fiscalização sanitária. As queixas recebidas pelo Notvisa são analisados conforme o grau que oferece o risco sanitário.

Estratégia adotada pela Anvisa?

A estratégia foi construir e dar a capacitação da rede de hospitais sentinelas, formado por hospital de ensino ou grande complexidade, para realizar observações,desempenhos e comportamentos dos medicamentos que serão utilizados nos produtos e qual o impacto terão á saúde.

Desenvolveu e constituiu um projeto predominante para capacitações profissionais, para dar apoio e assistências nos hospitais que são particular. Para favorecer a organização que cuida dos riscos hospitalares.

Para que sua atividades funcionassem á Anvisa destinava vários recursos, como pagamento de um determinado produto, as atividades eram relatar aos gerentes quais os riscos para a saúde pública e o que deveria ser melhorado em questão de saúde na equipe formada pelos gerentes.

Quais os programas criados por esta agência?

O programa “Sentinelas em Ação”, e o curso “Saúde Baseada em Evidências” foram os primeiros a ser iniciados na rede de medicina, ambos os programas despertaram interesses por redes que não pertencem a agencia devido ao fato de terem obtido sucesso.

Como é entendida a regulação sanitária para a Anvisa?

Para a Anvisa só e entendido como lugar apto estabelecimentos que sigam todos os padrões de higiene impostos pela agência, caso contrario é feito uma intervenção por meio do estado para que possa ser evitados riscos para a saúde de toda a população que adquirir algum tipo de alimento do estabelecimento e só poderá voltar a funcionar após atender todos os critérios.


 
Veja também: