Antivirus. O que é, como identifica o vírus, entre outros

Perguntas e respostas sobre Antivirus. O que é, como um computador pega vírus? Quais são as principais ações de um antivírus e quais os programas mais usados e conhecidos. Veja a FAQ.

» Página Inicial

O que são antivírus?

De uma forma geral, os antivírus consistem em softwares para proteção do computador, notebook ou outro. Ele é responsável tanto por detectar como também por eliminar os vírus presentes no seu dispositivo, como programas ou arquivos danosos, por exemplo.

Além disso, os antivírus também são responsáveis por impedir a instalação e a própria propagação desses vírus no computador.

Como um computador pega vírus?

Muitas são as maneiras pela qual uma máquina pode adquirir um vírus. Geralmente, eles aparecem nos e-mails, em pen drives, no download de arquivo, programas já infectados ou até mesmo de sites que oferecem conteúdo duvidoso, como os eróticos por exemplo.

Como os vírus atuam no computador?

Quando marcam presença em nossos dispositivos, os vírus interferem quase que completamente no funcionamento dele, corrompendo dados, registrando dados falsos e até mesmo transferindo informações pessoais para outras máquinas.

Qual a importância dos antivírus?

E é exatamente nesse sentido que os antivírus ganham uma atuação muito importante nos computadores – eles identificam e impedem, já no primeiro momento, que tais vírus venham a ganhar morada em nossos computadores.

Quais são as principais ações de um antivírus?

Entre algumas das principais estratégias utilizadas pelos antivírus, para prevenção, estão: escaneamento constante – escaneamento normal a cada 15 dias e um completo mensalmente, atualização automática para que a identificação de novos vírus seja contínua, opção de quarentena, exclusão de vídeos e assim por diante.

Quais são os métodos de identificação de vírus?

Os antivírus trabalham com quatro diferentes métodos para identificar os vírus e lutar contra eles. São eles:

Quais são os principais antivírus?

Existem vários programas no mercado que se classificam como antivírus, os mais conhecidos e possivelmente os mais usados são os seguintes:


 
Veja também: