Aliança. Qual a origem, qual mão e dedo é colocada e perda do anél

Perguntas e respostas sobre aliança. Onde posso adquirir um par de anéis? Em qual mão e dedo é colocada a aliança? Minha aliança prendeu no meu dedo, o que eu faço?

» Página Inicial


O que é aliança?

A palavra "aliança" tem vários significados e aplicações: cidade do Pernambuco; cidade do Tocantins; anel que simboliza união; pacto entre duas partes; escola de samba; nome dado à um bairro da cidade de Osasco, entre outros significados.

Qual a origem do anel "aliança"?

O anel usado em cerimônias de noivado ou casamentos é chamado de "aliança" e sua origem remonta da cultura pagã, dos povos gregos e romanos. Os romano achavam que no quarto dedo da mão esquerda existia uma veia chamada vena amoris, que estava diretamente ligada ao coração e o uso da mesma segue até os dias de hoje. A aliança era tida como certificado do homem sobre a mulher, mostrando que a noiva já não estava mais disponível para outros pretendentes.

De que ela é feita?

As alianças podem ser produzidas de várias materiais: aço, ouro, prata, pedras preciosas, metal e etc, podendo fundi-los numa mesma peça. A forma como ela é feita é curiosa e você pode pesquisar todo o processo e assistir vídeos na internet.

Onde posso adquirir um par de anéis?

As alianças podem ser compradas em lojas de joalherias e com a ajuda da internet é possível comprar até mesmo da própria fábrica. Mas atente-se para o número que você e seu(a) companheiro(a) usam para não haver problemas.

Em qual mão e dedo é colocada a aliança?

Eis as regras para uso das alianças:

Aliança de compromisso: cor prata no dedo anelar da mão direita.

No casamento: cor ouro no dedo anelar da mão esquerda.

Quanto custa uma aliança?

A resposta é subjetiva pois isso irá depender do número da aliança (Entre 9 e 36), material que é feito e extras como por exemplo: nome gravado, aliança lisa ou com detalhes, enfim. Mas o preço base é R$100,00.

Minha aliança prendeu no meu dedo, o que eu faço?

Se por acaso seu anel ficou preso no seu dedo não se desespere. Fique calmo e tente retirá-lo usando óleo ou manteiga para que ela possa deslizar. Se ainda não conseguir tente retirar usando um fio dental. Existem vários "macetes" para tirar aliança presa, mas em último caso será necessário cortá-la para não prender a circulação do sangue.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade