Agendamento Receita Federal. Serviços, APP IRPF e mais

Perguntas e respostas sobre agendamento receita federal. Posso fazer um agendamento por meio do APP IRPF? Após agendamento o contribuinte deve fornecer a declaração para suas fontes pagadoras?

» Página Inicial

Como é feito o agendamento da Receita Federal?

Para não precisar sair de casa a Receita Federal disponibilizou em seu site diversos serviços que podem ser agendados por meios online como acesso alfandegário, Acesso aos Sistemas de Comércio Exterior na Web, Cadastro Aduaneiro,Auditoria Informatizada de Controle Aduaneiro,Desbloqueio de conhecimento, manifesto ou escala Depósito Afiançado - Habilitação,Procedimento Simplificado - TAPS, CAFIR – Cadastro de Imóveis Rurais

entre outras dezenas de serviços disponibilizados para agendamento.

Posso realizar um serviço que está fora da minha senha de agendamento?

A Receita não executara nem realizara nenhum outro tipo de serviço que não esteja incluído na senha informada durante o período de agendamento, vale lembrar que alguns dos serviços da Receita Federal só serão realizados atendimentos nos locais de jurisdição que esteja feito o registro da pessoa contribuinte.

Posso fazer um agendamento por meio do APP IRPF?

Pelo aplicativo que está disponível para download na play Store o contribuinte poderá fazer um agendamento online de declaração. A utilização do serviço para agendamento trata apenas de certificado digital que poderá ser feito por meio do próprio contribuinte se acessar o APP.

Uma pessoa física deve fazer declaração de ajuste anual?

Sim, mesmo que seja desobrigada poderá agendar e realizar a declaração anual, sendo vetada no caso de mais de uma declaração de ajuste. Portanto o titular ou responsável poderá apenas uma vez fazer o agendamento anual.

Após agendamento na receita federal o contribuinte deve fornecer a declaração para suas fontes pagadoras?

Não o contribuinte poderá apresentar apenas a declaração de que fez o ajuste anual, não importando qual seja o tamanho ou número das fontes pagadoras, porem o contribuinte deverá informar todos os rendimentos do ano.

Quem possui uma caderneta de poupança superior a 300.000,00 deve declarar?

Sim, torna-se obrigatório fazer a declaração, se o contribuinte passou 31 de dezembro com com propriedade ou qualquer bem de direito em seu nome que ultrapasse os 300.000,00 e será necessário fazer a declaração.

Quais as opções de descontos simplificados da Receita Federal?

A opção do desconto faz a substituição das deduções estipuladas pela legislação tributária que ira corresponder ao total de 20% do valor que terá que ser declarado, o valor que for descontado não ira justificar os bens patrimoniais.


 
Veja também: