Administração direta e indireta. Descentralização, fundação pública e mais

Perguntas e respostas sobre administração direta e indireta. Como funciona uma fundação publica onde é realizada administração direta e indireta? Como é feito a descentralização delas?

» Página Inicial

Como funciona á administração direta e indireta?

São serviços prestados pelo estado de variadas formas, são serviços que o estado oferece seja diretamente ou indiretamente ao usuário seguindo uma gestão diferenciada entre ambas.

Como é o direito administrativo que realiza ações diretas e indiretas?

Um direito administrativo é um conjunto de princípios tomados de formá jurídica responsável por cuidar da administração pública, ou seja cuida de tudo o que está ao direito do estado e suas finalidades. Assim todas as ordens tomadas sejam elas diretas ou indiretas o responsável é o direito administrativo.

O que faz uma administração direta?

Órgãos públicos que pertencem á administração direta estão ligados ao poder executivo federal, estadual ou municipal e se responsabilizam por atos tomados para realizar decisões com benefícios e impactos diretos.

Como é feito uma administração indireta?

São entidades jurídicas que possuem uma entidade própria, responsável por cuidar de patrimônios, orçamentos específicos, e fins de gestão, fundações publica, empresas ou sociedades com economia mista que em característica própria ou seja uma administração indireta pública realiza o trabalho por intermediários como uma obra de pavimentação não sera os responsáveis pela administração que irão realizar, eles irão contratar uma empresa terceirizada para fazer o trabalho.

Como funciona uma fundação publica onde é realizada administração direta e indireta?

Possuem própria personalidade jurídica, não busca lucro gerado pela atividade seja ela independente de ser direta ou indireta, desenvolvem atividades sem precisar ser aprovado por um órgão ou qualquer entidade de direito público.

O que são empresas públicas e como influenciam na administração direta e indireta?

Empresas são dotadas por terem poder jurídico de direito privado, cuidam de patrimônio, capitais do estado, buscam explorar atividades econômicas com que o governo possa dar contingencia administrativa em ações tomadas direta ou indiretamente, para admitir a forma de como sera realizado. Podemos dizer que a caixa econômica federal é uma empresa publica que realiza serviços indiretos do governo.

Como é feito a descentralização de uma administração direta ou indireta?

Primeiramente é executado uma titularidade, de um responsável para outro de forma que não seja feito hierarquia, para ser entendido isso vou explicar um exemplo: Á união transferiu uma titularidade para alguma empresa social se responsabilizar pelo INSS os direitos e deveres são repassados para a empresa e seus órgãos para ter feito isso ela devera ter passado por uma serie de aprovações, quando um direito é passado de uma entidade para outra não tem uma empresa já definida como se tivesse na fila de espera e sim é analisado qual seja a mais competente. Após uma empresa assumir a administração diretamente ela poderá fazer um processo de hierarquia entre os órgãos que ficara responsável por cada parte indireta.


 
Veja também: